arte e solidariedade

Virada Cultural encerra com mais de 12 toneladas de alimentos arrecadados

18.304

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rodrigo Nenê

O mês de maio, mês em que Santa Maria completou 162 anos terminou de forma um pouco diferente em função da pandemia, com muitos shows e atrações artísticas online, mas também com muita solidariedade. Durante 24 horas o público pode conferir a programação da Virada Cultural no palco do Theatro 13 de Maio. No sábado, foi montado um sistema de drive-thru na Praça Saldanha Marinho para receber doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene, finalizando as comemorações de aniversário da cidade. Conforme a prefeitura foram arrecadas mais de 12 toneladas de alimentos.


Durante 10 horas, voluntários do Sesc e da prefeitura receberam as doações e a primeira foi feita logo no começo da manhã por uma senhora que estava indo trabalhar.  

Os mantimentos e os materiais chegavam de todos os lados, de pessoas que passam a pé, de bicicleta e de dentro dos carros. A ação começou às 9h e duas horas depois já tinham sido arrecadas cerca de 7 toneladas de alimentos. 

O empresário Hélio Militz Jr. mobilizou os colegas da empresa e doou 10 cestas básicas. 

- A gente entende a necessidade de cada um. Então, estamos nos unindo e mobilizando as pessoas não só da empresa, mas sim, o máximo de pessoas que puderem ajudar os mais carentes e necessitados e afetados pela pandemia - comentou. 

VÍDEO: músicos lançam canção sobre dificuldades de artistas de Santa Maria

Quem reservou um pouco e doou recebeu uma máscara feita por voluntários em forma de agradecimento. 

Mesmo desempregada, a professora Gabriele Mello, 38, decidiu colaborar nesse momento complicado da pandemia. 

- Estamos tendo uma certa estabilidade, então, acho que se Deus não deixa faltar nada para nós e se estamos conseguindo se manter em um período de estresse e dificuldade para tanta gente eu tenho que dar um retorno. Me sinto na obrigação de ajudar as outras pessoas. Acho que todo mundo tem alguma coisa para dar, não necessariamente seja comida, tem uma roupa guardada, um alimento, um carinho, isso é muito importante - ressaltou. 

A partir desta segunda-feira, serão contabilizadas as arrecadações de alimentos depositadas em diferentes pontos de coleta espalhados pela cidade, além do aplicativo Delivery Much. Depois serão distribuídas para as entidades cadastradas no Programa Mesa Brasil do Sesc e também para instituições assistenciais ligadas à Secretaria de Assistência Social da prefeitura. 

- O resultado de ações como esta é excepcional. As pessoas estão com outro olhar, estão mais humanas, estão pensando mais no coletivo, é importante ver a mobilização da comunidade neste momento - completou o Gerente local da unidade do Sesc Santa Maria, Pedro Cezar Saccol Filho.

VÍDEO: meta é concluir Travessia Urbana até junho de 2021

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">PROGRAMAÇÃO CULTURAL

No mês de aniversário, Santa Maria voltou a respirar cultura, um de seus codinomes. A Virada Cultural, uma maratona artística com 24 horas de shows online, teve início às 19h de sexta-feira e encerrou no início da noite de sábado. Sem a possibilidade de reunir plateias por conta das medidas preventivas à Covid-19, as mais de 12 atrações foram transmitidas ao vivo pela internet, do palco do Theatro Treze de Maio. Pop rock, MPB, pagode, sertanejo e outros estilos alcançaram os internautas. O evento integrou a programação do Viva Santa Maria.

Raquel Tombesi, Acústico Bandas Gaúchas com Diogo Mello, Samba Move, Daiane Diniz e Tiane Tambara com o Especial ABBA e Hollywood Rockers abriram a primeira parte das apresentações ao vivo. Entre as 2h30min até as 7h30min de sábado foram exibidos shows gravados, com as produções de Sandro & Cícero, Érlon Péricles, Grupo Yandê e o DVD de Pirisca Grecco y Comparsa Elétrica. Ao longo do sábado foram exibidas as performances de Sérgio Rosa e os Quatro Ventos, Jardim de Cataventos, Vintage Dance Studio e personagens da Alice, Maurício Baialardi, Deborah Rosa e Fabiano Ribeiro, DA.SE.RO.MA e Trem Maravilha.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Rose Carneiro, disse que a iniciativa tinha como objetivo fechar o mês de celebrações de aniversário da Cidade Cultura com a valorização da classe artística e o incentivo à solidariedade, já que, do lado de fora do Theatro, acontecia o Drive-Thru Solidário. Mesmo em um formato virtual, o reencontro dos artistas com o Treze de Maio cumpriu o propósito, segundo a secretária:

- Pensar fora da caixa agora é nossa realidade. Pensamos na qualidade técnica para chegar na casa das pessoas e na diversidade cultural. Acho que contemplamos vários gêneros e movimentamos a cena, com mais de 70 profissionais da cadeia cultural envolvidos, mesmo num cenário de incertezas, ansiedade e tristeza.

Comércio e restaurantes têm horários ampliados a partir de segunda em Santa Maria

O encerramento com Trem Maravilha (foto), da Companhia Armazém, projeto que saiu do papel no Viva Santa Maria, mostrou como, mesmo em um ano marcado pela pandemia, a produção cultural da cidade se reinventa.

- O espetáculo conta a história de jovens que se encontram em um trem e contam suas histórias de infância, das épocas de programas de TV feitos para crianças com músicas cantadas por crianças. A partir dessa narrativa, fizemos um resgate das canções dos anos 80 e 90. Acabamos levando essa nostalgia para os pais e a novidade para as crianças. Havíamos pensado tudo isso para o palco, no começo do ano, e acabamos adaptando para essa versão para a rede - detalha Ricardo Paim, um dos fundadores da companhia.

A Virada Cultural foi promovida pela prefeitura em parceria com o Diário, Ávato, Hvinte e Theatro Treze de Maio. O apoio cultural foi da Eny, Fundação Eny, Fecomércio RS, Sesc Mesa Brasil, Shopping Independência, Sinduscon Santa Maria e Sulclean.

*Colaborou Camila Gonçalves


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Semana será de tempo seco, frio e geada em Santa Maria Anterior

Semana será de tempo seco, frio e geada em Santa Maria

Conheça os doze articulistas do novo espaço de opinião do Diário Próximo

Conheça os doze articulistas do novo espaço de opinião do Diário

Geral